Apresentação

O programa interdepartamental em Estudos Comparatistas, criado em 1991 sob a designação de Literatura Comparada, oferece um ambiente pedagógico e científico destinado à investigação de relações: entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, entre modos de conhecer. O seu objectivo é estimular a renovação no estudo das humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais e envolver os alunos numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e preciso, de autonomia no encontro com a diversidade.

O PEC constitui um estádio mais desenvolvido e enriquecido do Mestrado em Literatura Comparada, fundado em 1991, no âmbito das primeiras experiências interdepartamentais nas pós-graduações da FLUL. Nele participam os Departamentos de Estudos Anglísticos, Estudos Clássicos, Estudos Germanísticos e Literaturas Românicas. Os objectivos que presidiram inicialmente à criação do Mestrado prenderam-se com a necessidade de aprofundar a institucionalização pedagógica e científica de uma área há muito tempo estabilizada noutros países e especialmente apta a promover a superação de barreiras nacionais, disciplinares e departamentais no estudo e investigação das humanidades, isto é, capaz de proporcionar condições para a inovação teórica e analítica. Tal propósito tem-se reflectido na qualidade e diversidade temática das muitas dissertações já apresentadas e defendidas (algumas publicadas), bem como na capacidade de o Programa atrair alunos das mais variadas proveniências formativas e de diferentes contextos nacionais.

Com o propósito de desenvolver uma rede de constante intercâmbio científico, o Programa em  Estudos Comparatistas mantém uma forte articulação com a investigação conduzida no Centro de Estudos Comparatistas e promove o desenvolvimento de programas e de projectos internacionais que concorrem para uma intensificação de mobilidade científica à disposição dos estudantes do PEC. No âmbito destes programas, saliente-se, quer o programa Synapsis: European School for Comparative Literature (Univ. Bologna/Univ. Siena), quer o programa Lace: Literature and Change in Europe, quer ainda o Seminário Europeu de Estudos Pós-Graduados The Hermes Consortium for Literary and Cultural Studies, da rede constituída pelas Universidades de Lisboa (através do Centro de Estudos Comparatistas), Leiden (Países Baixos), Aarhus (Dinamarca), UCL-London (Inglaterra), Leuven (Bélgica), Giessen (Alemanha), Santiago de Compostela (Espanha). Esta rede conta, ainda, com o seguintes parceiros: Stanford University, University of Wisconsin-Madison, University of Bologna. Por outro lado, para além da colaboração com a Université Paris X Nanterre, o PEC usufrui, ainda, de um protocolo de intercâmbio de docentes com a Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), que permite a leccionação, de dois em dois anos, de um seminário nuclear do Programa por um docente daquela instituição.