Mestrado

 

O Mestrado em Estudos Comparatistas é constituído por duas componentes: um percurso curricular correspondente ao diploma de pós-graduação (60 ECTS, ano 1) e um percurso metodológico de apoio à elaboração da dissertação, que culmina com a sua defesa no final do ano 2 (60 ECTS, ano 2).

No primeiro ano, os alunos do Mestrado deverão frequentar 5 seminários: 4 seminários obrigatórios (Tópicos em Comparatismo 1, 2 e 3 e Estudos Interartes) e uma opção. A opção poderá ser frequentada no 1º ou no 2º semestre a partir da oferta desse ano de qualquer programa de 2º ciclo da FLUL. O PEC coloca regularmente à disposição dos alunos, para além dos seminários obrigatórios, um conjunto de opções com enquadramento no programa anual proposto. A média das classificações obtidas nos 5 seminários (classificação numérica 0-20) constitui a nota final do diploma de pós-graduação, quando requerido.

No início do segundo ano, os alunos do PEC deverão inscrever o seu projecto de tese, com indicação do orientador, junto dos serviços académicos. Frequentarão nesse ano os dois seminários metodológicos, organizados de forma flexível em articulação com o desenvolvimento das dissertações. A aprovação nos seminários de orientação é expressa pela menção ‘Aprovado’. De acordo com o artigo 11º, ponto 6.2 do Regulamento Geral de Avaliação da FLUL (02/09/2012), a nota da dissertação vale pelos 60 ECTS do ano, considerando-se o trabalho desenvolvido nos Seminários de Orientação parte integrante da preparação das dissertações e teses. Para o cálculo da classificação final do ciclo de estudos aplicam-se os seguintes coeficientes: 50% para a média das classificações obtidas nas unidades curriculares, 50% para a dissertação, incluindo a sua defesa.

Os orientadores de dissertação são nomeados pelo Conselho Científico, sob proposta da Comissão Científica do PEC. Os orientadores deverão ser doutores, mas também poderão ser nomeados como orientadores especialistas de mérito reconhecido como tal pela Comissão Científica do PEC e por ela propostos. A orientação pode ser assegurada em regime de co-orientação por dois orientadores, nacionais e estrangeiros, desde que um seja da FLUL.

A dissertação deverá respeitar uma extensão máxima de 35000 palavras, conter dois resumos (português e inglês) de 500 palavras e cinco palavras-chave.

A capa da dissertação deve incluir o nome da Universidade, da Faculdade e do Programa, o título do trabalho, o nome do candidato, a designação da especialidade do mestrado e o ano de conclusão do trabalho. A primeira página (página de rosto) deve ser cópia da capa, incluindo ainda a referência ao nome do orientador ou orientadores, precedida da expressão “Dissertação orientada por”. As páginas seguintes devem incluir os resumos acompanhados pelas palavras-chave. Os trabalhos finais devem ser sempre acompanhados de três exemplares em CD-ROM ou suporte similar.

Unidades curriculares

Área científica

Tipo

Créditos

Observações

Tópicos em Comparatismo 1

LC

Semestral

12

Tópicos em Comparatismo 2

LC

Semestral

12

Tópicos em Comparatismo 3

LC

Semestral

12

Estudos Inter-Artes

EI

Semestral

12

Seminário Optativo

OP

Semestral

12

Créditos a obter em

qualquer programa

da FLUL.

Seminário de Investigação

LC

Semestral

6

Créditos a obter no semestre 3.

Seminário de Orientação 2

LC

Semestral

6

Créditos a obter no semestre 4.

Dissertação

LC

Anual

48

Créditos a obter nos

semestres 3 e 4.

Advertisements